Impressões dos testes…

No sábado terminou a última sessão de testes de pré-temporada, num dia em que choveu tanto em Barcelona que as equipes não conseguiram nem avaliar os pneus de chuva. Agora, depois de uns 20 dias de testes no total, podemos ter uma idéia do que devemos ter na primeira metade do campeonato, ou pelo menos até o começo da temporada européia.

Na minha opinião, as equipes se dividem em 4 grupos: Red Bull e Ferrari brigam pela ponta, McLaren, Mercedes e Lotus Renault brigam por pódio, com a Lotus um pouco atrás das outras duas. O pelotão intermediário conta com Williams, Force Índia, Toro Rosso e Sauber, que vão brigar por pontos e as novatas vão continuar lá atrás, mas com uma Lotus “verde” quase brigando com o grupo de cima, e Marussia Virgin e Hispania correndo o risco de ficar fora da corrida com a volta dos 107%.

Começando pelas favoritas, Ferrari e Red Bull estão com os melhores carros, praticamente sobrando. Os pilotos despistam em seus comentários, dizendo que os testes foram bons pra avaliar o desgaste dos pneus e coisas do tipo, mas na verdade, até mesmo nos treinos, ambos estão escondendo o jogo. A Red Bull principalmente. Seus carros são muito rápidos, dizem que pode chegar a mais de 0,5 seg. de vantagem por volta sobre os outros. Mais uma vez, o velho Adrian Newey acertou na mão. Já a Ferrari evoluiu seus carros com relação ao ano passado, e a equipe de Maranello vem bem forte. O carro ainda não é tão bom quanto o da equipe taurina, mas parece ter um excelente ritmo de corrida. Provavelmente a corrida da Austrália fica na mão de uma das duas.

Na briga pelo pódio e até pelo título (principalmente a McLaren, se melhorar durante o ano) estão McLaren, Mercedes e Lotus Renault. A McLaren tem mais estrutura e é mais equipe, mas o carro não nasceu bem (graças a deus, porque é muito feio e não quero que seja uma tendência para os carros no futuro) e têm gerado reclamações de seus pilotos, inclusive boatos de que Hamilton estaria de olho numa vaga na Red Bull ano que vem.

A Mercedes também não vinha bem, mas fez ótimos treinos nessa última sessão, e estão falando agora até em vitória. Ainda acho muito, mas se o carro realmente estiver melhor, podem bater a McLaren na briga pra ser a terceira força do campeonato. Já a Lotus Renault tem um carro bem nascido e tinha em Kubica seu grande trunfo. Mas acabou ficando sem o polonês e todo mundo sabe que o Heidfeld não ganha nada. Devem fazer um pódio ou outro durante o ano, e até superar uma das duas equipes citadas acima, mas não faz mais que isso não. De qualquer maneira, já é uma evolução da equipe, que veio de um 2009 sofrível, teve uma boa melhora em 2010 e segue melhorando pra 2011.

Hoje eu vou ficando por aqui. No próximo post comento do resto das equipes e suas pretensões para a temporada que começa daqui a 11 dias.

Boa noite para todos…

Sobre Pedro Horta

Engenheiro Mecânico que dá pitacos sobre F1, mas tb apaixonado por esportes, principalmente futebol, e uma boa cerveja!
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s