Malásia!!!

E daqui a pouco começam os treinos livres para o GP da Malásia, simpático circuito asiático, o primeiro projetado por Hermann Tilke, quando ele ainda era considerado um grande desenhista de circuitos e não o grande destruidor das ultrapassagens na F1. Mas não vou entrar no tema Tilke, isso vai pra outro post.

O GP da Malásia tem características interessantes, é sempre muito, mas muito quente, e úmido, e quase sempre chove. O clima de lá é equatorial, tipo Manaus, e aqueles desenhos pluviométricos que a gente aprendia no colégio, em que era impossível errar o equatorial, era sempre o que tinha mais chuva. E chuva na F1 sempre quer dizer uma corrida caótica, mas muito legal. Nas CNTP (pra quem não lembra, Condições Normais de Temperatura e Pressão. Estou muito didático hoje), as Red Bull sempre são favoritas, mas dessa vez terão um fator contra: não poderão ficar sem o KERS. A reta de Sepang é muito longa, mais de 1 km, então, ficar sem o KERS e sem a asa traseira (contando que eles estejam na frente, defendendo a posição), seria muito prejuízo para os touros vermelhos. Mas, mesmo assim, ainda coloco Vettel como o grande favorito pra pole e pra corrida de novo.

Comparação entre Malásia e Canada. Normalmente depois disso tinha uma pergunta de vegetação e que no Canadá era sempre a tundra

 Nessa corrida poderemos ver se funciona melhor 2 das novidades desse ano. Com o calor intenso, o pneu mole deve se deteriorar mais rápido, e a diferença entre os pneus se acentuar, algo que a Pirelli sempre teve em mente, mas não ocorreu na Austrália por causa do clima ameno. Com isso, a fabricante italiana aposta em 3 a 4 paradas. Acho muito, mas não impossível. E eles vem com uma nova identificação (ainda provisória) dos pneus macios, com a Bridgestone usava ano passado. Também vai ser interessante ver o funcionamento da asa móvel na longa reta de Sepang. Nela os carros terão muito mais tempo pra ganhar velocidade e ultrapassarem o carro da frente. Agora, uma coisa que eu fiquei meio decepcionado foi que a “zona de ultrapassagem” vai ser só na reta principal, sendo que a reta que antecede a ela é tão grande quanto, e cai num grampo. Nas corridas anteriores, tinham mais ultrapassagens nessa “reta oposta” do que na reta principal. Por mim, liberava o uso da asa nessas duas retas direto. Ia ser mais legal.

As duas grandes retas de Sepang e o cotovelo, que é o melhor ponto de ultrapassagem

Quanto aos pilotos, como eu já disse ali em cima, Vettel é o cara! Deve vencer a corrida, e eu aposto numa melhora significativa da Ferrari, que o calor deve melhorar o crônico problema deles com o aquecimento dos pneus. Mas a McLaren ainda vem forte.

Vale a pena conferir as Sauber, que andaram muito bem na Austrália, a Williams e a Mercedes, se não quebrarem (no caso da Williams, se seus pilotos não errarem) e na Lotus Renault. Isso tudo se não chover. Se chover, até o Petrov pode ganhar essa. Se bem que o Vettel também é muito bom de chuva. 

O céu em Sepang normalmente é assim

Então só pra formalizar, Vettel leva tudo, com Alonso e Hamilton no pódio. E a Hispania não se classifica. Boa noite para todos…

Sobre Pedro Horta

Engenheiro Mecânico que dá pitacos sobre F1, mas tb apaixonado por esportes, principalmente futebol, e uma boa cerveja!
Esta entrada foi publicada em GP da Malásia com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

3 respostas a Malásia!!!

  1. Previsões do Polvo Pedro:

    Significativa melhora da Ferrari: #Fail
    Melhora da Williams: #Fail
    Piora da Mclaren: #Fail (tu tá torcendo contra eles porque não gostou do carro, mas eles tão andando muito bem)
    Hispania não se classifica: #Fail

    Desse jeito você consegue a vaga do Galvão quando ele se aposentar…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s