Passeio de Domingo 2!

Corridinha divertida essa hein? Valeu à pena acordar de madrugada pra ver uma corrida, que se não choveu e não foi o auge da emoção, foi bem legal. E finalmente podemos ver as novidades funcionando nessa corrida. Quanto ao resultado, não deu outra, Vettel passeou de novo!

A corrida começou interessante com a ótima largada das Lotus Renault, principalmente de Nick Heidfeld, que pulou de sexto pra segundo. Isso foi importantíssimo pro Vettel, por que o Heidfeld deu uma segurada no Hamilton (que caiu pra terceiro), impedindo uma aproximação do inglês, e facilitando a vida do Tião. Massa também fez uma grande largada, mais uma vez superando Alonso e Webber tem conseguido largar cada vez pior. De terceiro pra décimo foi uma proeza. Mas eu não vou ficar contando passo a passo da corrida, esse não é o objetivo. Mas ai vai o resultado oficial:

1 – Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – 56 voltas em 1h37m39s832
2 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – a 3s261
3 – Nick Heidfeld (ALE/Renault) – a 25s075
4 – Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – a 26s384
5 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 36s958
6 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 57s248 (punido em 20 segundos)
7 – Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – a 1m07s239
8 – Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – a 1m09s957 (punido em 20 segundos)
9 – Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – a 1m24s896
10 – Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – a 1m31s563
11 – Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) – a 1m45s000
12 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 1 volta
13 – Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) – a 1 volta
14 – Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) – a 1 volta
15 – Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) – a 1 volta
16 – Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) – a 2 voltas
17 – Vitaly Petrov (RUS/Renault) – a 4 voltas/acidente

Não terminaram:
Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) – a 10 voltas/mecânico
Jerome D’Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) – a 14 voltas/mecânico
Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) – a 25 voltas/embreagem
Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) – a 33 voltas/mecânico
Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) – a 34 voltas/câmbio
Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) – a 42 voltas/mecânico
Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) – a 48 voltas/mecânico

Melhor volta: Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – 1m40s571, na 46ª

Heidfeld (com seu capacete lindo) fez uma ótima largada e correu bem, garantindo o terceiro lugar

Tivemos muitas (e boas) brigas, a dupla Schumacher e Kobayashi que o diga. O japa passou o velho alemão umas 3 ou 4 vezes. Massa teve boas disputas também, às vezes atacando, às vezes defendendo. Foi a melhor corrida do brasileiro em muito tempo. Foi sempre rápido, consistente, e na grande maioria do fim de semana, andou mais que Alonso. Outro que esteve muito bem, e merece comentários foi Heidfeld. Depois da excelente largada, manteve-se sempre brigando entre o segundo e o sexto lugar, também fez algumas ultrapassagens, e terminou com um merecido pódio. O segundo seguido da Lotus Renault. Petrov também vinha bem, ia completar ali entre os oito primeiros, mas, já no fim da corrida, comprovou o pioneirismo russo em viagens espaciais e tentou levantar vôo com seu Lotus. Obviamente teve um pouso forçado, e abandonou a 3 voltas do fim.

Massa fez o seu melhor GP desde a Alemanha no ano passado e terminou em quinto

Já nos destaques negativos entre os pilotos, começamos com o Alonso. Errou feito depois de uma ótima disputa com Hamilton (que foi classificado por Bruno Senna como “puta barbeiragem!”) e teve que trocar o bico no final. Ainda tomou uma punição de 20 seg. no seu tempo final por ter causado a colisão. Hamilton também tomou 20 seg. por trocar de linha mais de uma vez quando estava defendendo a posição contra Alonso e caiu de sétimo (posição em que cruzou a linha de chegada) para oitavo. Ele não esteve bem na corrida, mas muito mais em função do não entendimento dos pneus, e táticas equivocadas do que uma má atuação em si. Só pra lembrar também, Rosberg esteve mal. Caiu de nono pra décimo segundo e ficou sempre lá atrás.

Da pra perceber que, pelo menos pro próximo fim de semana, no GP da China a situação não deve mudar muito. Vettel sobra, e está muito acima de Webber. Apesar da McLaren andar bem próximo das Red Bull nos treinos e ficar bem na frente da Ferrari, a equipe italiana tem um ritmo de corrida melhor. E a Lotus Renault é a quarta força. Vai fazer muitos pontos esse ano e alguns pódios. Mercedes tem sido a grande decepção. O carro bico de pato é ruim. Na meiuca ali, a Sauber se destaca, principalmente por conta do baixo consumo de pneus, e a Williams vem mal, e se não se coçar logo vai começar a brigar com a Lotus verde. E merece uma menção a classificação da Hispania pra corrida (o Liuzzi até com certa facilidade) e já estão chegando perto das Virgins.

Vettel no pódio, imagem que veremos com frequencia esse ano

Por hoje é só pessoal, consegui postar domingo, o que é deve ser raro. Amanhã eu volto pra comentar sobre como KERS, asa móvel e os pneus Pirelli influenciaram na corrida. E pro meu amigo Fernando (basicamente o único que comenta nisso aqui), eu acertei o Vettel levando tudo, não to tão ruim assim né?

Bom dia para todos…

Sobre Pedro Horta

Engenheiro Mecânico que dá pitacos sobre F1, mas tb apaixonado por esportes, principalmente futebol, e uma boa cerveja!
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7 respostas a Passeio de Domingo 2!

  1. Geraldo Picanço diz:

    Um agente secreto líbio me contou que as “pequenas” estão estudando um novo assoalho separado da placa de fundo, levantando a parte trazeira dependendo do arrasto, com algo tipo “molas” ou amortecedores hidráulicos. Isso para quando? Não sei.
    Esse mesmo agente disse que estão preparando um atentado aos botões nos volantes. Com um software wireless vão desabilitas metade dos botões no meio dos treinos livres.
    Por quê? Acho que durante a corrida o pública ia se virar contra eles.
    Mas a corridinha nos manteve bem acordados. A Globo (e a Sportv) sempre dando uma de meteorologistas sensacionalistas. Já chega, né? O melhor é acompanhar, com um netbook, levinho o andar da cas carruagens usando o site oficial da F1 (http://www.formula1.com/default.html).
    Dessa vez não houve necessidade de parar no box para pegar o ovo na colher.
    Vamos ver a próxima na China, no Ninho dos Avestruzes.

  2. – O Galvão tava insuportável nessa corrida. O massa chegando na frente do Alonso provocou um orgasmo nele.

    – Imagina quantos sinônimos para “fudeu” em russo devem ter passado pela cabeça do Petrov quando o volante saiu na mão dele com o carro a uns 200 por hora.

    – Só tem uma equipe e um piloto capazes de parar a Red Bull e o Vettel: São a Hispania e Narain Kartikeyan. Você vai ver, eles vão longe. Se eu fosse você comprava logo um pedaço do carro deles pra botar anúncio do blog, enquanto é barato. Particularmente gosto daquele do lado do aerofólio traseiro, que parece ser um “cool spot”

    – E PQP será que eles podem marcar corridas em horários decentes? Acordar de madrugada já deu. Sou do tempo em que só precisava disso no fim da temporada e duas vezes. No japão pra ver o campeão e na austrália pra ver a confraternização da F1.

  3. Rafael Xavier diz:

    Gostaria de deixar registrado o erro da Ferrari no pit stop do Massa. Escuderia de 1ª não pode errar dessa maneira, fora a teoria da conspiração de “ajuda” ao Alonso nessa. É verossímel.
    Shumacher sofreu demais com Kobayashi! Gosto do estilo dele, japona agressivo, deve ser fera nos videos-games!
    Por fim, depois dessa duas corridas, reparei em uma coisa. Só acompanhamos do 2º ao último lugar. O Vettel larga em primeiro e dispara, então nego nem filma o cara direito. Ele está muito superior aos demais. Vamos ver se isso dura até a perna européia da temporada.

    Valeu Pepe!
    Não comento mais acampanho!

  4. Geraldo Picanço diz:

    Teve um tempo em que só se mostrava o Senna na frente. E gostávamos. Depois foi o Schumi. Deixamos de gostar. Ainda bem que o Vettel não é da McLaren ou Ferrari. Senão só ia dar Vettel.

    • Respondendo todos num comentário só:

      Fernando, eu dou uns 10 reais pela lateral do carro da Hispania, o seu “cool spot” deve sair mais barato hehehe

      Xiza, esse dominio deve durar um pouco assim, mas provavelmente ele vai ser mais ameaçado na perna européia, principalmente se a Red Bull não der um jeito no KERS dela.

      E tio, esse seu ultimo comentário e verdade. As pessoas não gostavam da F1 e sim do Senna em primeiro (ou antes disso, o Piquet). E mesmo não estando na McLaren ou Ferrari, ele vai aparecer cada vez mais. E mesmo que não apareça, se ele ganhar um monte de titulos, vai ficar marcado no futuro como a “era Vettel”!

      • Era Vettel? Sei lá, acho que ainda falta um pouquinho pra isso. Acho que o que falta para o Vettel é um rival. Assim como Piquet teve seu Mansell e Senna o seu Prost, Vettel precisa de um deles. Schumacher não teve um, por isso o seu grande número de títulos e, mesmo sendo numéricamente o melhor piloto, isso é sempre questionado.

        Não que não faltem caras bons para preencherem a vaga de rival. Alonso e Hamilton não me deixam mentir. Se a Mclaren emplacar seu carrinho, acho que poderíamos ter uma rivalidade bem legal entre o tião e o miltão.

  5. Claro que ainda falta cara, só chamaria de era Vettel se ele ganhasse um monte de titulos. E na própria Era Schumacher tivemos anos complicados como 2001 e principalmente 2003, quando o alemão ganhou por um ponto só.

    E, quanto as rivalidades atuais, Hamilton já se declarou Senna e que Alonso é seu Prost. E quando perguntaram pra ele que o Vettel seria, a resposta foi Mansell. Comparação até interessante!

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