China!!!

Bem amigos leitores do blog (poucos, é verdade), daqui à pouco começa o treino livre pro terceiro GP da temporada, em Xangai na China. E como só tivemos uma semana entre um GP e outro, não devemos ter grandes diferenças no desempenho dos carros. O fator que influenciar os resultados e a corrida será o tempo. E vai fazer frio.

A previsão do tempo para o fim de semana em Xangai é de sol, mas muito frio. A temperatura não deve passar dos 20 graus no domingo. Isso gera uma dificuldade de aquecimento dos pneus, mas ao mesmo tempo menor desgaste deles. Com isso devemos ter um desempenho ainda pior da Ferrari, que sofre com o crônico problema de aquecimento dos pneus. A situação do time de Maranello é tão tensa, que teve gente saindo da Malásia, dando um pulo na Itália, antes de ir pra China, pra ver se consegue desenvolver, ou trazer alguma novidade aerodinâmica pro carro. Como eu acho difícil isso acontecer, não devemos ver uma grande corrida dos carros vermelhos.

Massa não deve repetir na China o desempenho da corrida anterior

Já a Red Bull não deve ter grandes problemas, se conseguir usar o KERS. O circuito chinês tem uma enorme reta e o não uso do aparato pode custar a provável pole de Vettel. As McLarens devem continuar andando próximas aos carros taurinos, mas ainda não acho que será dessa vez que eles passam e a Lotus Renault deve manter o bom desempenho das últimas corridas. Em uma semana dá pra fazer pouca coisa, então as novidades serão escassas.

Por causa da temperatura, esse GP deve se assemelhar com o GP Australiano, com as equipes de ponta fazendo 2 paradas, o Webber 3, e a Sauber uma só. Aliás, aproveito pra responder a pergunta do meu amigo Rafael “Xiza” Xavier, sobre o motivo da Sauber gastar tão pouco os pneus.

Podemos ter um bom desempenho de Segio Perez a bordo do equilibrado carro da Sauber esse fim de semana

Cara, o consumo de pneu é basicamente influenciado pelo equilíbrio do carro. O C30 é um carro com uma boa aerodinâmica, um motor bom, e nasceu bem, é um carro “certinho”, todas as características dele influenciam de forma relativamente igual no carro, o que faz dele um carro equilibrado. De certa forma é isso. Mas dizem as más línguas que na verdade, Peter Sauber, dono da equipe, mandou fazer um carro bem econômico nos pneus pra não gastar muito, já que ele é conhecido por ser um grande mão de vaca hehehe. Acho que não fui muito claro na resposta, mas não consigo achar palavras melhores pra explicar, o lance é o equilíbrio do carro mesmo.

 

Outra coisa interessante do GP chinês é que a “zona de ultrapassagem” não será a reta de chegada, e sim a reta anterior, que tem mais de1 kmde extensão. Não entendo porque não se pode ter duas “zonas” já que a reta de chegada também leva a boas brigas, seria bem interessante. De qualquer maneira, vale a pena ver mais uma vez o uso da asa móvel, já que essa corrida é a última das que a FIA utiliza a asa como teste. Se, na opinião dela, o uso do aparelho não for satisfatório, isso acaba no GP da Turquia.

O circuito chinês e sua longa reta

Pra finalizar, minhas apostas furadas do fim de semana: Vettel mais uma vez na cabeça, Ferrari longe do pódio, e as Sauber pontuando. Eu ia apostar que a Hispania ia andar na frente da Virgin, mas ainda acho cedo pra esse GP.

Boa noite para todos

Sobre Pedro Horta

Engenheiro Mecânico que dá pitacos sobre F1, mas tb apaixonado por esportes, principalmente futebol, e uma boa cerveja!
Esta entrada foi publicada em GP da China com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

3 respostas a China!!!

  1. Daí podemos concluir que o resultado da corrida será:

    Hat Trick do Alonso;
    Vettel quebra o câmbio;
    Hispania chega na frente da Lotus verde;
    Kobayashi ultrapassando geral em uma corrida com 5 paradas.

  2. Rafael Xavier diz:

    Entendi Pedro “Pepe” Horta. Achei interessante esse tema pela Sauber ser a única com esse equilibrio.
    Não darei minha aposta furada porque não assisti ao treino.
    Vou dar amanhã!
    hahahahahah

  3. Geraldo Picanço diz:

    Acordado até a última volta.!
    Esse não foi Gincana.

    Quem quiser baixar a corrida (BBC) já está disponível aqui:
    http://www.verycd.com/topics/2886499/

    Até a próxima.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s