Lotus x Lotus

Essa semana deve chegar ao fim a briga entre as Lotus, pra ver quem fica com o lendário nome criado por Colin Chapman, e infelizmente, não acho que o resultado vai ser justo.

A lendária Lotus de Jim Clark

 

Primeiro, vamos explicar tudo pra quem está meio perdido. Em 2009 o empresário malaio Tony Fernandes ganhou o direito de ter sua equipe na Formula 1 em 2010, em uma parceria não muito bem esclarecida com a Próton (empresa também da Malásia que é dona da Lotus Cars, fabricante dos carros Lotus). A equipe entrou em 2010 como Lotus Racing e

foi a melhor das equipes novatas. Já no segundo semestre, aconteceu a briga entre as duas partes, e a Próton falou que no ano seguinte, Tony não poderia mais usar o nome alegando que o time estava envergonhando o nome Lotus. E aí a Próton anunciou uma parceria com a Renault (na verdade, apenas um patrocínio), mudando o nome da equipe para Lotus Renault GP e mostrando um carro preto e dourado para 2011, em referência ao histórico patrocínio do cigarro John Player Special na antiga Lotus. Só que quase ao mesmo tempo, Tony Fernandes adquiriu os direitos de usar o nome Team Lotus de uma terceira parte (o filho do Hunt, se não me engano), que tinha o direito apenas sobre esse nome, que era o nome original da equipe de Colin Chapman. E ai começou a confusão, e as duas equipes entraram na justiça e o caso vem se desenrolando desde então.

Na minha opinião, quem merece ficar com o nome Lotus é o Tony Fernandes, fã de automobilismo e que desde que entrou na F1, usa o nome para homenagear a antiga equipe. Primeiro, pintou o carro de verde e amarelo com desenho remetendo as primeiras Lotus, de Jim Clark e companhia, e, desde o ano passado já tinha anunciado que iria correr em 2011 de preto e dourado, continuando com as pinturas históricas (só não pintou porque a Próton tinha mostrado seu Lotus Renault preto e dourado antes) e faria outras homenagens. Entre elas a mais legal foi a boina guardada numa caixa vermelha escrito “in case of victory brake the glass” remetendo ao gesto de jogar sua boina para o alto que Colin Chapman fazia quando seus carros venciam corridas. Tony usa o nome para fazer uma homenagem a uma lenda, mesmo o carro não sendo uma maravilha.

A boina de Colin Chapman

Esse seria o layout da Lotus de Tony esse ano (feito por um brasileiro que me fugiu o nome)

 

Mas infelizmente, to achando que a Próton vai levar essa, até porque agora, o filho do Hunt, está alegando que Tony não pagou o que devia para usar o nome, o que só piora a situação. E acho que o próprio Tony está percebendo isso. Tanto que deve ser anunciado esses dias que ele vai comprar a Caterham, micro montadora inglesa de carros esportivos. O curioso é que quem criou o Caterham 7, único carro da empresa, foi Colin Chapman, e ele foi lançado como Lotus 7. Mais tarde, a Caterham, que vendia os carros, comprou da Lotus o direito de produzi-los. Com essa compra, provavelmente Tony vai batizar a sua equipe de Caterham no lugar de Lotus, o que seria legal também, mas ainda acho uma sacanagem com o simpático malaio.

Caterham 7 que pode virar o novo nome da Lotus verde de Tony

De qualquer maneira, não vamos só criticar a Próton, já que ela esta tentando voltar com o nome Lotus no automobilismo em geral, agora também na F-Indy (Tony Kanaan corre com um carro verde e amarelo e o numero 82, que Jim Clark usou quando venceu as 500 milhas de Indianápolis), na GP2 entre outras.

O KV Lotus de Tony Kanaan na Indy

 Enfim, legal voltar o nome Lotus, mas acho que, na F1, ele deve ficar com o Tony mesmo. Pelo menos o nome esta de volta, mesmo não sendo a Lotus antiga. Boa noite para todos…

Sobre Pedro Horta

Engenheiro Mecânico que dá pitacos sobre F1, mas tb apaixonado por esportes, principalmente futebol, e uma boa cerveja!
Esta entrada foi publicada em Lotus x Lotus com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s