Turquia!

E a F1 está de volta esse fim de semana, depois de 3 semanas de espera. E num dos circuitos mais legais da temporada, o melhor dos circuitos de Herman Tilke, no circuito da Turquia. E depois dessas 3 semanas, as equipes devem vir com atualizações e não sabemos muito o que esperar delas.

Largada do GP turco de 2009 com o seu "S" inspirado no de Interlagos

Normalmente, quando se tem uma pausa longa e os carros vêm com novidades, se fala que não da pra saber o que vai acontecer, e que ninguém sabe muito bem onde as outras equipes estão. Mas pelo que se vem falando por ai, ta dando pra ter uma idéia. A Red Bull disse que concertou o problema no seu KERS. Se eles conseguiram isso mesmo, a equipe é a grande favorita com Vettel de novo. Só perde se errar na estratégia, como aconteceu na China. McLaren deve continuar ali como a segunda força, não falou muito das atualizações, mas aparentemente mantém o ritmo. Espera-se muito da Ferrari, uma virada de jogo depois do fraco início de temporada, mas, mesmo com 3 semanas de trabalho parece que as mudanças não são assim significativas, e que o carro deve melhorar, mas ainda longe de lutar pro vitórias. O time deve ratificar a posição de terceira força, já que nas outras corridas perdeu pra Lotus Renault e pra Mercedes.

Alonso não espera grande melhora na sua Ferrari

Lá atrás, as equipes também prometem mudanças. A Hispania deve melhorar um pouco, mas ainda está muito atrás da Lotus verde, mas deve ficar na frente da Virgin, que tem atualizações somente no carro de Glock. A Lótus deve evoluir também, e brigar de igual pra igual com a Williams. A Williams vive tempos de crise política, trocas de direção, pessoas sendo “aposentadas”, então duvido que o carro melhore pra essa corrida. Aliás, uma pena como uma equipe tão grande vai se apequenando aos poucos. Só espero que não passe pelo que passou a Lotus original, a Tyrrel entre outras, e acabe virando uma equipe muito pequena.

Quanto ao circuito da Turquia, é um dos melhores da F1 atual, subidas e descidas curva de alta, entre elas a já famosa curva 8, uma reta oposta longa seguida de um S. Ali será o trecho de utilização da asa móvel. Como se espera temperaturas baixas para o fim de semana, o desgaste dos pneus deve ser menor, mas depois do que aconteceu na China, acho pouco provável que alguém se aventure a fazer só duas paradas, pelo menos no pelotão da frente. Ainda existe a possibilidade de chover, mas pelo que aconteceu na China, não precisamos mais dela pra deixar a corrida caótica e emocionante.

Traçado da Turquia com destaque para a famosa curva 8

Enfim, amanhã de manhã começam os treinos livres e poderemos tirar mais conclusões. Até lá ficam as minhas apostas sempre meio furadas, como Vettel ganhando tudo de novo, McLarens bem, Williams chegando atrás das Lotus verdes, e Massa andando bem. Ele sempre vai bem lá! E finalmente vamos voltar a ver corridas em horários agradáveis. Boa noite para todos…

Sobre Pedro Horta

Engenheiro Mecânico que dá pitacos sobre F1, mas tb apaixonado por esportes, principalmente futebol, e uma boa cerveja!
Esta entrada foi publicada em GP da Turquia com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Turquia!

  1. Geraldo Picanço diz:

    Vai ser bom, não foi?
    Menos pro pobre do Massa.
    Tá ficando zangadinho, vai acabar fazendo besteira.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s