E não é que foi bom?

E quem diria que um dia eu iria ler a manchete: “Vettel vence o emocionante GP de Mônaco”! E eu li, e o mais incrível foi que o a corrida foi realmente muito boa, com ultrapassagens, pilotos ousados, disputa pela ponta (ainda que abreviada), e um daqueles strikes que acontecem num circuito de rua! Resumindo, uma das melhores corridas da temporada foi em Mônaco. Sinal dos tempos.

E deu Vettel de novo! Mas ele teve trabalho...

Incrível como os pneus mudaram a cara da F1 esse ano! E nesse último GP especificamente, com os supermacios, que ninguém ao certo sabia o comportamento, eles fizeram toda a diferença. Se não fosse a troca de pneus na bandeira vermelha, teríamos os 3 primeiros com 3 táticas diferentes, com 1, 2 e 3 paradas! As últimas voltas iam ser ainda mais incríveis! Méritos também para o Vettel, que estava andando bem com um carro quase sem pneus, mostrou domínio do carro num circuito não tão favorável e mostra que vai ser campeão com folgas. Não vou nem ficar falando mais dele não, porque acho que já falei bastante. Ele vai continuar ganhando mesmo! Pra quem não viu tudo, o resultado final ficou assim:

1 – Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – 78 voltas em 2h09m38s373
2 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 1s138
3 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – a 2s378
4 – Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – a 23s100
5 – Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – a 26s900
6 – Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – a 47s200 (punido com 20 segundos)
7 – Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) – a 1 volta
8 – Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) – a 1 volta
9 – Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) – a 1 volta
10 – Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) – a 1 volta
11 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 1 volta
12 – Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – a 2 voltas
13 – Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) – a 2 voltas
14 – Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) – a 2 voltas
15 – Jerome D’Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) – a 2 voltas
16 – Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) – a 3 voltas
17 – Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) – a 3 voltas
18 – Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) – a 5 voltas/acidente

Não completaram a prova:
Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) – a 11 voltas/acidente
Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) – a 12 voltas/acidente
Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 46 voltas/acidente
Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – a 46 voltas/motor
Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) – a 48 voltas/suspensão

Mas não foi só a briga pelas primeiras posições que esquentou a corrida. Tiveram muitas brigas, muitas mesmo. Schumacher fez ultrapassagens incríveis, mostrando que talento não se perde, e também tomou umas ultrapassagens (como sempre) mostrando que ainda sente os 3 anos parados! Mas o grande destaque da corrida foi o Hamilton! O cara fez de tudo, passou um monte de gente, bateu em um monte de gente, foi punido, tentou táticas diferentes, acusou os comissários de racismo! Era um nome freqüentemente citado na corrida. Mas é válido, o cara tentou de tudo, exagerou, mas tentou, e isso já é algo bem legal. Vale também uma menção ao grande ícone Kobayashi e ao Sutil que tentaram uma parada só e conseguiram bons pontos.

Hamilton e Schumacher brigaram por varias posições durante a corrida

Quanto aos brasileiros, um fim de semana bom pra Rubinho, depois do que vinha passando durante o ano, mas poderia ter ido melhor! Logo que ele saiu dos boxes, entrou o safety car, prejudicando sua posição de pista. De qualquer maneira, também tentou uma tática diferente e foi premiado por isso com os primeiros pontos da Williams no campeonato! Já o Massa vinha bem, poderia brigar ali pela quarta posição, mas foi se enroscando com o Hamilton, caiu no joguinho emocional do inglês, errou e foi parar no muro! Mais um fim de semana ruim pra ele.

Massa foi parar no muro depois de uma disputa com Hamilton

Falei do Vettel, mas acabei esquecendo de falar do Alonso e do Button. Ambos fizeram uma corridaça e contribuíram pro espetáculo. Não acho que passariam o Vettel, Mônaco é muito apertado, mas, cada um com sua tática, fizeram grandes corridas. Alonso tem levado a macchina vermelha nas costas, e Button, com sua tocada leve e correta tem boas chances de ficar a frente do espalhafatoso Hamilton no campeonato!

E pra terminar, o divertido strike do final da corrida me fez pensar se Petrov iria ficar fora de alguma corrida. Seria muito azar da Lotus Renault perder os 2 pilotos titulares em um ano! E eu não tive culpa nenhuma no acidente do Sergio Perez, falar que ele iria bater no fim de semana era quase como falar que o Vettel venceria a corrida.

Sergio Perez bateu forte no sábado e não participou da corrida

E por hoje é só, Boa noite para todos…

Sobre Pedro Horta

Engenheiro Mecânico que dá pitacos sobre F1, mas tb apaixonado por esportes, principalmente futebol, e uma boa cerveja!
Esta entrada foi publicada em GP de Mônaco com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

2 respostas a E não é que foi bom?

  1. Sarah diz:

    Gostei do Blog, Pedro. Eu que estou com meu ingresso de Interlagos garantido estou me perguntando se vou ver algo interessante além de um Vettel passeando pela pista (já bicampeão do mundo). A temporada está emocionante mas seria bom se viesse alguma surpresa por aí, se não as corridas finais vão ser todas como Abu Dhabi ano passado (não tão entediantes, hopefully).

  2. Os acidentes sempre foram muito comuns na Fórmula 1, mas eles só acontecem por um motivo: Quando os pilotos tentam ocupar o mesmo espaço da pista ao mesmo tempo. Aí, como diz o meu colega menos talentoso, a física não permite, e os carros batem.

    Assim, nos acidentes de Mônaco, Hamilton deve ser considerado culpado por tentar ocupar o mesmo espaço que outros carros e os outros pilotos também devem ser culpados por tentarem ficar no mesmo lugar, provocando o acidente. No acidente de sábado, Perez é culpado por tentar ocupar o mesmo espaço que o muro.

    Quanto ao resultado da corrida, não entendo porque dar tanta importância ao Vettel. Tudo o que ele fez para vencer foi completar a última volta antes dos seus concorrentes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s