Novos Motores!

Depois de um tempo fora, por causa do feriado e a falta de vontade de falar sobre a chatíssima corrida em Valência, estou de volta! Essa semana foram divulgadas as novas regras de motores que vão entrar em vigor em 2014!

A idéia inicial era que, para 2013, fossem adotados motores de 4 cilindros em linha,1,6 litros, turbo, com os giros limitados em 12mil, numa tentativa de deixar a F1 cada vez mais verde. A Renault era a grande defensora dessa proposta e que também ganhava apoio da Pure, nova fabricante de motores que vai entrar junto com o novo regulamento. Mas essa configuração não era assim o sonho de consumo das outras montadoras, principalmente a Ferrari, que nunca deve ter feito um motor com 4 cilindros na vida! O que se soube depois, é que quem estava secretamente interessado em entrar era a Audi, esse tipo de motor seria uma idéia de tentar chamar a empresa das 4 argolas pra categoria. Só que nisso, outra confusão se instaurou. Com a diminuição dos motores e dos giros, 17 circuitos ameaçaram romper os seus contratos, alegando que essa nova configuração iria diminuir o ronco dos motores, e com isso, atrair menos gente para as corridas.

Já imaginou a Ferrari fazendo um motor de 4 cilindros? Nem eu!

Depois de tanta gente reclamar e da Audi desistir de entrar mesmo com os 4 cilindros, as equipes chegaram a um consenso e foi definida a nova configuração, V6,1,6 litros, turbo, com 15 mil giros. Ficou ali no meio do caminho, um cede dali, outro cede daqui e ainda conseguiram levar tudo pra 2014!  Eu não sou muito a favor da diminuição de cilindros e motorização não, vai perdendo a graça. Vai ser a segunda diminuição brusca em menos de 10 anos. Lembrando que até 2005 os motores eram V10. Eu curtia mais os V10! Acho que a F1 pode ser mais verde em um monte de coisas, mas ficar mexendo nos motores eu acho ruim! Daqui a pouco o pessoal ta alinhando 1.0 no grid!

Enfim, o que ia ser uma grande revolução pra 2013, efeito solo, motor de 4 cilindros e mais uma porrada de coisa vai aos poucos virando apenas uma pequena mudança! Essa semana eu volto com mais coisa, principalmente do GP da Inlgaterra no próximo fim de semana! Boa tarde para todos!

Sobre Pedro Horta

Engenheiro Mecânico que dá pitacos sobre F1, mas tb apaixonado por esportes, principalmente futebol, e uma boa cerveja!
Esta entrada foi publicada em Novidades Tecnológicas com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

2 respostas a Novos Motores!

  1. Como assim a Ferrari nunca fez motor de 4 cilindros? certamente que não, mas basta pegar da Fiat. Eles tem várias opções:
    1) O T-Jet do Punto, Linea e Bravo, só que é 1.4, mas basta usinar o bloco
    2) Turbinar um Fire 1.6
    3) Turbinar um Etorq 1.6
    Pronto, resolvido.

    De Audi acho que não vem, mas a VW seria forte candidata com seus AP Turbo dos Gols de manos. A Ford poderia trazer seu Supercharger. Teríamos uma bela categoria de Gols, Fiestas e Palios. Na F1. Aí acho que a gente pode montar uma equipe hein? Que tal a “Pegando o Vácuo Racing?”

  2. Mesmo com essas mudanças radicais nos motores, acredito que não vai mudar muito. Todos os carros continuarão levando apenas um motor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s