Índia!!

Nesse fim de semana a F1 desembarca pela primeira vez na Índia, país sem nenhuma tradição em automobilismo, e que deve parte dessa corria a Vijay Mallya. O mega empresário indiano ajudou muito a levar a F1 pra sua terra natal, e desde que criou sua equipe, a Force India, tentou levar alguma identificação do seu país com a F1. E o mais interessante é que a corrida promete.

O traçado é muito interessante, pode ser ate que na prática não funcione, mas olhando assim, é muito legal. Possui duas longas retas (vai poder abrir a asa nas duas), cotovelos fechados e muitas curvas de alta, e além de tudo, muita diferença de nível. Para um circuito de corrida, tem algumas subidas bem íngremes. Com relação aos pneus, a Pirelli resolveu não ousar. Os italianos não têm idéia de como vai ser o desgaste dos pisantes em terras indianas, então vão de macio (amarelo) e duro (não sei se é branco ou prata). Fala-se que a diferença de rendimento entre os pneus pode chegar a quase 2 segundos. Tudo isso faz com que o circuito indiano provavelmente seja o segundo mais veloz da temporada, atrás somente de Monza.

O interessante traçado indiano tem muitas subidas e descidas

E num circuito de curvas de alta e longas retas, não podemos esperar outro favorito que não seja a Red Bull. As curvas de alta exigem muito da aerodinâmica do carro e nessas horas a criação de Adrian Newey sempre se sobre sai. Só vamos ficar na duvida pra ver se o Vettel vai abrir pro Webber ganhar no fim. O resto deve ser bem o resto mesmo. Vale a pena olhar pra Mercedes, Renault e Force Índia, que vão muito bem em circuitos de alta (principalmente a última).

Fugindo um pouco do GP Indiano, duas notícias interessantes surgiram essa semana: Kimi Raikkonen na Williams e o GP de Nova York. A primeira foi divulgada num jornal finlandês e como ninguém reclamou demais, ta com cara de que vai acontecer mesmo. A presença de Kimi traria algum patrocínio para o decadente time inglês, enquanto o finlandês tenta botar um rumo na sua vida, meio bagunçada entre rali e nascar! Acho que vai ser interessante, além de termos os campeões dos últimos 11 anos nas pistas, e 6 campeões mundiais. Quanto ao GP americano, ele terá esse nome mesmo, GP das Américas e será realizado nas ruas de Nova Jersei, na verdade, mas a vista vai ser o skyline da cidade que nunca dorme. Esse era um sonho bem antigo do velho Bernie, e vai deixar, a partir de 2013, os EUA com 2 GPs por ano. Vamos ver o quanto isso vai durar. Mas a idéia é bem interessante.

Futura curva 1 do GP em Nova Jersei

E não posso deixar de comentar que mais uma tragédia aconteceu fim de semana passado, na MotoGP. Marco Simoncelli caiu de sua moto, foi atropelado em seguida por (se não me engano) Colin Edwards e não resistiu. Corrida de moto é bem complicado, é perigoso mesmo, os pilotos sabem do risco, mas fica aquela tristeza. Espero que a F1 passe tranqüilo por esses dias negros do esporte a motor! E por hoje é só, boa noite para todos!!!

Sobre Pedro Horta

Engenheiro Mecânico que dá pitacos sobre F1, mas tb apaixonado por esportes, principalmente futebol, e uma boa cerveja!
Esta entrada foi publicada em GP da Índia com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Índia!!

  1. Geraldo Picanço diz:

    Seu Massa não tem memória?
    Esqueceu da zebra e repetiu a dose?
    Ficou zangadinho com o Hamilton?
    Cansei do padeiro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s