Amistoso Morno

Estou de volta, com um pequeno atraso, pra falar sobre o
morno GP da Índia. Apesar de prometer muito, pelo traçado, o GP acabou sendo
meio caidinho. E pra variar um pouco, Vettel dominou completamente a corrida, e
fez o Grand Chelem (eu nunca tinha ouvido falar nesse nome, mas enfim) que é
quando o piloto faz a pole, vence, faz a volta mais rápida e lidera todas as
voltas da corrida. Nem quando ele esteve nos boxes perdeu a liderança.
Destruidor esse alemão mesmo. O resultado da corrida ficou assim:

1 – Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) – 60 voltas em 1h30m35s002
2 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – a 8s433
3 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 24s301
4 – Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – a 25s529
5 – Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – a 1m05s421
6 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 1m06s851
7 – Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – a 1m24s183
8 – Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) – a 1 volta
9 – Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) – a 1 volta
10 – Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) – a 1 volta
11 – Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) – a 1 volta
12 – Bruno Senna (BRA/Renault-Lotus) – a 1 volta
13 – Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – a 1 volta
14 – Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) – a 2 voltas
15 – Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) – a 2 voltas
16 – Jerome D’Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) – a 2 voltas
17 – Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) – a 3 voltas
18 – Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth) – a 3 voltas
19 – Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) – a 4 voltas

Não completaram:

Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 27 voltas/suspensão
Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) – a 35 voltas/motor
Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) – a 47 voltas/câmbio
Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) – a 57 voltas/acidente

Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – a 59 voltas/acidente

Como sempre, todo mundo atras de Vettel na Índia

Infelizmente a corrida foi meio chatinha, apesar do belo
traçado do circuito indiano. Pra mim, dois fatores foram decisivos para isso: o
fato do campeonato já estar decidido, e a sujeira na pista. Primeiro, ninguém ali
na frente ta mais com saco de disputar qualquer coisa, Vettel humilha todo
mundo, Button mostra que é a grande figura da segunda metade da temporada com
seu estilo limpo de dirigir, Alonso briga com o carro vermelho, Hamilton e
Massa brigam entre si e Webber mostrando que não é um piloto bom numa fase
ruim, e sim um piloto ruim que teve um ano bom ano passado. As equipes já estão
testando peças para os carros do ano que vem, já está aquele marasmo todo. E
segundo, o circuito indiano estava muito, mas muito sujo. Parecia rali e com
isso os pilotos não podiam sair do traçado e aproveitar a largura toda da
pista. Mas acho que isso é questão de tempo, e ano que vem já vai ser melhor.

Agora, a grande polemica da corrida foi a batida entre Massa
e Hamilton. O inglês botou de lado na pequena reta depois da reta oposta e
Massa fechou a porta. Os dois bateram, Hamilton quebrou a asa dianteira e Felipe
foi punido.  Na minha opinião, dessa vez
Massa foi o culpado pela batida. Hamilton já estava quase do lado do
brasileiro, que o fechou. Foi punido justamente com uma passagem pelos boxes e
ainda deu sorte de não ter quebrado nada no seu carro. Mas ai, Massa tratou de
quebrar o carro depois. Pela segunda vez no fim de semana, Felipe atacou demais
a zebra e quebrou a suspensão da sua Ferrari e abandonou a corrida. Depois de
um ótimo GP na Coréia, Felipe fez uma corrida pífia na Índia. Ele ta precisando
sair da Ferrari, mudar de ares (agora Rosberg é que esta sendo especulado no
seu lugar, já pro ano que vem). De resto, Rubinho não foi lá muito bem e Bruno
fez até uma boa corrida, mas, numa tática meio equivocada da Renault, não
conseguiu pontuar.

O carro do Felipe Massa, com a suspensão dianteira destruida

Falei ali em cima que ninguém mais ta afim de nada no
pelotão da frente. Mentira, tem alguém lá que ta afim sim, Sebastian Vettel.
Agora sua nova mania e marcar a melhor volta da corrida na última volta. Depois
de fazer isso na Coréia, a equipe pediu pra ele não fazer mais isso, falou isso
no rádio pra todo mundo ouvir, mas o cara não ta muito afim de obedecer não. De
novo, só deu ele, como foi no ano todo. Daqui a dez dias a F1 volta pro GP de
Abu Dhabi, com a provável confirmação de Raikkonen na Williams ano que vem! Por
hoje é só, bom dia para todos…

Sobre Pedro Horta

Engenheiro Mecânico que dá pitacos sobre F1, mas tb apaixonado por esportes, principalmente futebol, e uma boa cerveja!
Esta entrada foi publicada em GP da Índia com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s