Caterham CT-01

Salve salve (poucos) leitores do blog, depois de umas férias estou de volta hoje ainda em caráter extraordinário! Pretendia fazer o post de volta das férias no fim de semana, com várias informações e falar da nova temporada, algumas mudanças, calendário e afins. Esse post vai realmente acontecer, só que, como a Catherham se antecipou e já lançou seu carro, tive que me antecipar também e fazer um post rápido sobre o assunto. As fotos vazaram ontem, mas esperei até hoje para poder ter fotos em melhor qualidade do novo bólido de Tony Fernandes. O lançamento do CT01 foi feito através de fotos na tradicional revista F1 Racing, que saiu oficialmente hoje.

O time de malaio manteve as cores do ano passado, quando ainda se chamava Team Lotus e segue com um belo esquema de cores, com o já tradicional verde e amarelo. Mas fora isso, o que assusta é o desenho do carro em geral. O novo bico, fruto de mais uma mudança no regulamento, é uma das coisas mais feias que eu já vi na F1. Alegando problemas de segurança, o novo regulamento impõe um bico mais baixo para os carros em 2012. Até o ano passado, as equipes tentavam colocar o bico do carro o mais alto possível, para aumentar o fluxo de ar e gerar mais downforce. O problema é que os bicos estavam ficando tão altos, que estava quase ultrapassando a altura das proteções para a cabeça. Então a FIA resolveu fixar os bicos a, no máximo, 550 mm do chão, mas o restante do chassi pode manter a altura original. Daí esse estranho bico da Caterham.

Ilustração do novo tipo de bico que deve aparecer com freqüencia da F1 - Ilustração do blog ScarbsF1

Novo perfil dos bicos- Ilustração do blog ScarbsF1

O pior é que a muitas das equipes devem seguir essa solução, com um bico reto até a altura da suspensão, e depois um pequeno degrau até o resto do bico. Bem feio por sinal! Mas a gente se acostuma, já se acostumou com os carros desde 2009, quando ganharam essa asa dianteira gigante, não vai ser agora que vou deixar de achar os carros bonitos. De resto vale notar que o carro verde tem linhas bem mais arrojadas do que nos últimos anos, e deve ter o Kers da Red Bull. Imagino que desse ano não passa o primeiro ponto do time. Alias, eu torço muito pra que isso aconteça, acho a equipe séria e merece já estar brigando um pouco mais na frente!

Foto da revista onde foi divulgado o primeiro carro para 2012

 

Visto assim de cima, ele nem é tão feio

 

Bom, mas por hoje é só, um post maior e melhor deve vir no fim de semana! Boa noite para todos!

Sobre Pedro Horta

Engenheiro Mecânico que dá pitacos sobre F1, mas tb apaixonado por esportes, principalmente futebol, e uma boa cerveja!
Esta entrada foi publicada em Carros 2012 com as etiquetas , , . ligação permanente.

2 respostas a Caterham CT-01

  1. Leonardo diz:

    Só pra esclarecer… a Lotus mudou de nome e agora o Kimi vai correr pra Caterham?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s