Formula 1 2012!

Salve salve leitores do meu pequeno blog, agora sim a temporada 2012 da F1 começou pra nós aqui no Pegando o Vácuo. Como eu disse na quinta feira, esse era pra ter sido o primeiro post do ano, mas com o lançamento da Caterham, precisei me antecipar. Mas dando continuidade ao assunto, vamos falar da nova temporada da F1 que começa no dia 16 de março na Austrália, mas na prática começa dia 6 de fevereiro, com os primeiros testes de pré temporada. E nesse ano teremos algumas mudanças de regulamento, novos circuitos, novos e velhos pilotos de volta… Enfim, um monte de coisas pra falar num post bem grande.

Mais uma vez o GP da Australia abre o campeonato

Começando com os pilotos e equipes esse ano temos:

Red Bull Racing

1-      Sebastian Vettel

2-      Mark Webber

Piloto Reserva: Sebastian Buemi

Mclaren

3-      Jenson Button

4-      Lewis Hamilton

Piloto Reserva: Gary Paffet

Ferrari

5-      Fernando Alonso

6-      Felipe Massa

Piloto Reserva: Giancarlo Fisichella

Mercedes

7-      Michael Schumacher

8-      Nico Rosberg

Piloto Reserva: –

Lotus

9-      Kimi Raikkonen

10-   Romain Grojean

Piloto Reserva: Jerome D’Ambrósio

Force India

11-   Paul Di Resta

12-   Nico Hulkenberg

Piloto Reserva: Julles Bianchi

Sauber

14-   Kamui Kobayashi

15-   Sergio Perez

Piloto Reserva: Esteban Gutierrez

Toro Rosso

16-   Daniel Ricciardo

17-   Jean-Eric Vergne

Piloto Reserva: Sebastian Buemi

Williams

18-   Pastor Maldonado

19-   Bruno Senna

Piloto Reserva: Valteri Bottas

Caterham

20-   Heikki Kovalainen

21-   Jarno Trulli

Piloto Reserva:

HRT

22-   Pedro De La Rosa

23-   A confirmar

Piloto Reserva: –

Marrusia

24-   Timo Glock

25-   Charles Pic

Piloto Reserva: –

Não devemos ter grandes surpresas esse ano na briga pelo título (estou falando isso antes de começarem os treinos de pré-temporada, isso pode mudar). Houve algumas mudanças dentre os pilotos, mas a mais importante delas sem dúvida nenhuma é a volta de Kimi Raikkonen a Formula 1 pilotando pela Lotus. O campeão mundial de 2007 retorna depois de 2 anos andando de rali e tem como desafio ocupar a vaga que era de Kubica, que sofreu aquele acidente em 2011, e liderar a equipe de Enstone. A equipe que agora se chama apenas Lotus, e a antiga Lotus verde passou a se chamar Caterham, dando um fim a toda aquela confusão do ano passado. Outras equipes mudaram de nome também. A Virgin virou Marrusia de vez e a Hispania virou HRT. Mas isso ninguém liga. Sobre a real chance de cada equipe esse ano, eu vou deixar para falar no post de lançamento de cada carro.

Voltando aos pilotos, outras mudanças interessantes foram na Toro Rosso, que trocou a sua dupla inteira por uma quase novata. Sairam Alguersuari e Buemi e entraram Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne. O primeiro já tinha corrido metade da temporada do ano passado pela HRT mas precisava ir pra um carro melhorzinho, e o segundo é outro queridinho do programa de jovens talentos dos Touros Vermelhos. Fiquei com pena do Alguersuari, acho que ele é um bom piloto e começou muito novo na F1. O Buemi ficou como piloto reserva do grupo Red Bull, o que não é de todo ruim, já que se acontecer alguma coisa com os novatos da Toro Rosso, ele entra de volta.

Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne

Tivemos também a esperada promoção do Nico Hulkenberg a titular na Force India, a volta de Romain Grojean,  a ida de Bruno Senna (com alguns milhões) para a Williams e a chegada de Charles Pic pra ser limado na Marrusia (como foram antes Lucas Di Grassi e Jerome D’Ambrosio). Alguns pilotos interessantes e promissores acabaram ficando a pé, como o já citado Jaime Alguersuari, Vitaly Petrov e principalmente Adrian Sutil (que ainda corre o risco de ser preso por uma briga de bar). Alguns deles ainda brigam por uma vaga de piloto reserva na Caterham, equipe promissora e com um piloto bem velho (Trulli) que deve se aposentar no fim do ano! E o Rubinho… Sim ele não vai correr ano que vem. Disse ontem no Jornal Nacional que ainda negocia, mas como só tem uma vaga na HRT (e essa vaga ninguém quer) se ele não virar piloto de testes da Mercedes e torcer pra alguém bater forte e se machucar, ele não corre mais. Mas a saída do Barrichello merece um post inteiro, e em breve eu vou colocar aqui!  Só pra finalizar os Pilotos e Equipes, seguem as datas dos lançamentos de cada carro:

Caterham CT-01

26/jan

Mclaren MP4-27

01/fev

Ferrari

03/fev

Force India VJM-05

03/fev

Lotus E20

05/fev

Red Bull RB8

06/fev

Sauber C31

06/fev

Toro Rosso STR7

07/fev

Mercedes W03

21/fev

Williams FW34

Sem Data

Marrusia MR01

Sem Data

HRT F-112

Sem Data

O calendário esse ano deve finalmente ter as 20 corridas que o Bernie Eclestone sempre quis. Infelizmente pra isso acontecer, uma corrida teve que sair e foi a da Turquia, uma pena porque esse foi o melhor traçado já desenhado por Herman Tilke. Fora isso, o Bahrein voltou (se a guerra piorar por lá, pode cair fora de novo) e os EUA volta com um novo circuito, dessa vez em Austin, no Texas. Bernie Não desiste de colocar uma corridinha lá. Ano que vem vai ter outra, nas ruas de Nova Jersey. Com isso o calendário pra 2012 ficou assim:

GP da Austrália ( Melbourne)

18/mar

GP da Malásia (Kuala Lumpur)

25/mar

GP da China (Xangai)

15/abr

GP do Bahrein (Sakhir)

22/abr

GP da Espanha (Barcelona)

13/mai

GP de Mônaco (Monte Carlo)

27/mai

GP do Canadá (Montreal)

10/jun

GP da Europa (Valencia)

24/jun

GP da Inglaterra (Silverstone)

08/jul

GP da Alemanha (Hockeheim)

22/jul

GP da Hungria (Budapeste)

29/jul

GP da Bélgica (Spa-Francorchamps)

02/set

GP da Itália (Monza)

09/set

GP de Cingapura (Cingapura)

23/set

GP do Japão (Suzuka)

07/out

GP da Coréia (Yeongam)

14/out

GP da Índia (Nova Deli)

28/out

GP de Abu- Dhabi (Yas Marina)

04/nov

GP dos EUA (Austin)

18/nov

GP do Brasil (Interlagos)

25/nov

Quanto ao regulamento, a principal mudança deve ficar mesmo por conta da altura do bico, como eu comentei no post passado. O bico, que antes tinha q ser alto para aumentar o fluxo de ar sob o carro, agora tem que ser mais baixo na sua parte principal, por questões de segurança, mas isso não precisa acontecer em todo bico, o que provavelmente vai levar a bicos muito estranhos como esse da Caterham! Os pneus tiveram uma leve mudança. De acordo com a apresentação da Pirelli essa semana, a diferença de rendimento entre os compostos deve ficar agora na faixa de 0.8 seg e não os quase 2 seg do ano passado. Com isso a fabricante italiana pretende possibilitar novas táticas entre as equipes! Algumas cores também mudaram. Agora os pneus intermediários serão verdes e os de chuva forte, azul.

Os novos pneus Pirelli

Outra mudança nesse ano vai ser um teste no meio da temporada. Para não aumentar os custos, principal causa da extinção dos testes, o quarto teste de pré-temporada foi transferido para o meio do campeonato, na verdade, antes do começo da temporada européia, então teremos esse ano na pré-temporada, testes dias 7 a 10 de fevereiro em Jerez, 21 a 24 de fevereiro em Barcelona, 1 a 4 de março em Barcelona e entre os GPs do Bahrein e da Espanha, testes nos dias 1 a 3 de maio em Mugello na Italia.

E depois desse post enorme, eu vou ficando por aqui, essa foi apenas uma geral no que foi decidido nessas férias da F1, do que vem sendo discutido. Agora o blog está de volta, e nessa semana e na próxima teremos alguns posts com os novos carros aparecendo. Boa tarde para todos…

Sobre Pedro Horta

Engenheiro Mecânico que dá pitacos sobre F1, mas tb apaixonado por esportes, principalmente futebol, e uma boa cerveja!
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