Ferrari F-2012 e Force India VJM05

Bem amigos do meu falido blog, estou de volta pra falar do dois carros que foram apresentados ontem, a nova Ferrari F2012 e a Force India VJM05. São duas equipes que terão um ano muito importante, a Ferrari pra tentar voltar a brigar por vitórias e pelo título e pra Force India, deixar de vez o pelotão do meio-fundo e começar a brigar mais lá em cima. Outra coisa em comum nos carros é a presença do já famoso degrau no bico, que é feio pra cacete!

Os italianos, ao contrário da Mclaren, cumpriram o que prometeram e apresentaram um carro realmente ousado, e bem diferente dos últimos anos. Não só pelo bico com o degrau, mas também pela entrada extra em cima do santo – antônio. A suspensão traseira também foi redesenhada, e a asa dianteira é uma evolução da asa que foi utilizada no fim do ano. O problema todo é que, principalmente por causa do bico, o carro ficou muito feio, de longe o mais feio de todos. O que eu to achando estranho nesse degrau da Ferrari é que ele é uma rampinha mesmo, diferente do que a Caterham e a Force India apresentaram, já que no deles, apesar do degrau, a parte central é mais suave, diminuindo a resistência do ar. Muito esquisito isso, porque mesmo que você tenha ganhos aerodinâmicos com o cockpit alto (aumenta o fluxo de ar por baixo dele), você tem uma perda considerável em resistência do ar. Mas eles são a Ferrari e devem saber o que estão fazendo.

A nova e feia F2012

 

O degrau do bico da Ferrari é bem estranho

Ontem caiu uma nevasca terrível na Itália e apresentação do carro não foi igual aos últimos anos, com a presença de jornalistas e aquela papagaiada toda que a Ferrari, com um monte de jornalistas e tal. Só fotos pela internet e entrevista com Stefano Domenicalli, chefe da equipe, e os pilotos. Se, para Alonso, a situação é mais tranqüila, já que lidera a equipe e tem conseguido grandes resultados com os fracos carros dos últimos anos, para Felipe a situação é diferente. Depois de seu acidente em 2009 nunca mais conseguiu fazer uma boa corrida. Teve uma tentativa de voltar, no GP da Alemanha de 2010, mas a Ferrari fez logo questão de cortar o barato do baixinho brasileiro e dar a vitória para Alonso. Na minha opinião, Felipe só não sai da Ferrari esse ano se for campeão (o que não deve acontecer) e mesmo assim, ainda correria riscos. Mas mesmo assim, um bom ano pra ele é importante pra conseguir uma boa vaga para o ano que vem, em equipes promissoras. Vagas na Lotus, Mercedes e até mesmo na Force India podem ser bem boas para 2013! De qualquer maneira, o discurso geral é de otimismo, de a Ferrari vai brigar pelo título e o blá blá blá de sempre. Vamos ver…

Mais uma foto da Ferrari

Já em Silverstone, foi a vez da Force India mostrar o seu VJM05 e o carro não é tão feio assim. Se ele não é assim um poço de ousadia, também não é a Mclaren com o seu conservadorismo todo. Achei ele bem interessante, com as linhas limpas e com o degrau do bico mais suave na região central, parecendo até um certo canal. Se visto de lado, o bico ainda causa estranheza, de frente já parece mais harmonioso! Do meio pra trás, nada de muito novo. A única coisa mais perceptível foi terem abandonado a entrada de ar dupla do santo – antonio usada no ano passado. O time continua usando motor Mercedes e tendo a Mclaren como parceira, que também forncede o cambio.  A apresentação ontem contou com os dois pilotos titulares para esse ano, Di Resta e Hulkenberg e do novo piloto reserva Jules Bianchi.

O VJM05, carro da equipe indiana para 2012

 

Apesar do degrau, a parte central do bico é mais suave

Eu gosto do time indiano, são simpáticos e Vijay Mallya é um desses milionários mas que gosta e entende do assunto. Indo para o seu quinto ano, a equipe vem subindo e apesar dos resultados impressionantes de 2009 (quando fez uma pole e um segundo lugar com Fisichella), teve seu melhor temporada ano passado, ficando só atrás das 5 melhores equipes (RBR, Ferrari, Mclaren, Mercedes e Renault). Esse ano será um ano muito importante pro time indiano, e poderá brigar com a Lotus e até a Mercedes. O time tem anunciado como objetivo o quinto lugar nos construtores, mas pode conseguir ainda mais. Por isso que eu digo que, para 2013, uma vaga no time indiano não é de todo mal não. Já seus pilotos, temos dois bem jovens indo para seu segundo ano. Di Resta fez um bom ano na sua estréia em 2011, mesmo tendo sido superado por Sutil, ficou na equipe pelo apoio forte da Mercedes (ele é coradíssimo para  a vaga do Schumacher na escuderia prateada em 2013 ou 14) e Nico Hulkenberg, depois de um ano como piloto de testes, volta a competir. O jovem alemão impressionou em 2010, conseguindo inclusive uma pole com a fraca Williams. Enfim, o conjunto todo é bom e tudo tudo para aparecer bem esse ano!

O carro e seus pilotos em Silverstone

Antes de ir vale a pena comentar que a Caterham fechou com Giedo Van Der Garde como piloto reserva para esse ano. O piloto holandês está de olho é em 2013, quando Trulli provavelmente vai se aposentar, é outra equipe promissora. Vou ficando por aqui hoje, já escrevi de mais. Amanha eu devo voltar com a nova Lotus. Bom dia para todos…

 

Sobre Pedro Horta

Engenheiro Mecânico que dá pitacos sobre F1, mas tb apaixonado por esportes, principalmente futebol, e uma boa cerveja!
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2 respostas a Ferrari F-2012 e Force India VJM05

  1. Cara, tem algo errado aí. Ou em popular, tem caroço nesse angu.
    com mais ar passando por baixo do carro, você ganha em velocidade de reta, mas perde em curva. Há uma tendência maior do carro de “levantar voo” o que obrigaria a mais carga nas asas, o que por sua vez, mais arrasto. Então, abaixar o bico era bem melhor. Essa parte eu não entendo mesmo.

    Aquela rampa do degrau da Ferrari é uma porcaria. Lembra das aulas do Gustavo, e da camada limite? Aquela rampa vai fazer ela descolar e gerar uma cacetada de vórtices ali, que vão aumentar o arrasto no carro e prejudicar o funcionamento das partes aerodinâmicas atrás, já que o degrau vai estolar o carro. As demais tiveram uma solução mais suave para essa bizarrice. Então, eu acho que a Ferrari tá escondendo o jogo, mostrando uma rampa tosca, quando sairão com um perfil mais desenvolvido e melhor, mas não mostraram para não dar chance a turma de copiar.

    Papo longo, isso é pra se conversar em mesa de bar.

    • Cara, quanto ao aumento do fluxo de ar debaixo do carro, se não me engano, é que esse ar, de forma direcionada, geraria uma diminuição de pressão debaixo do carro, na região dos difusores, gerando mais downforce. Isso é o que eles dizem, pq pra mim, fisicamente falando, também não faz tanto sentido. Outra coisa também, esse aumento do fluxo de ar sobre o bico faz com que você consiga direcionar mais ar pros radiadores e para os side-pods do carro, o que deve gerar mais equilibrio.
      Agora quanto ao degrau, concordo com vc. muito estranho mesmo.Não acho que eles tão escondendo o jogo não, mas é muito estranho mesmo!

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