Toro Rosso STR7, Williams FW34 e os testes de quarta!

Boa noite caros amigos leitores do PV, apesar da minha correria com a mudança da redação do blog para um escritório próprio e exclusivo, consegui um tempo pra cumprir a minha promessa e falar dos dois carros que faltam (Toro Rosso e Williams) e sobre os testes de hoje em Jerez.

Começando pelos tourinhos italianos, a Toro Rosso apresentou ainda na segunda feira o seu STR7 para a temporada de 2012. Esse é o terceiro carro totalmente desenvolvido pela equipe (vale lembrar que até 2009, a equipe usava o mesmo chassi/carenagem da equipe principal, desenhado por Adrian Newey) e é mais um que adotou o degrau no bico. Mas olhando assim rapidamente esse é o degrau mais suave entre todos apresentados, provavelmente em função de um chassi mais baixo do carro. Mas, fora o novo bico, o resto do carro me parece bem conservador e parecido com o carro do ano passado, o que, na minha opinião, não chega a ser assim um ponto muito positivo. Tudo bem que no final do ano Alguersuari até andou bem, fez uns pontinhos, mas no fim das contas, a equipe só ficou na frente da Williams e das três nanicas. Quanto ao layout do carro, isso não vai mudar, é basicamente o mesmo desde que a equipe estreou, mas dessa vez eu achei mais azul. Acho um carro bonito.

O novo carro da Toro Rosso para 2012

Se o carro não mudou muito, o mesmo não se pode falar dos pilotos. Frank Tost, chefe da equipe, trocou todo mundo, entrando os jovens Daniel Ricciardo e Jean Eric Vergne. Uma dupla bem promissora, vinda do programa de desenvolvimento da Red Bull, mas ainda muito crua e inexperiente. Mas vamos ver, porque uma boa temporada esse ano, principalmente do Ricciardo (que já tem 11 corridas de F1 na bagagem), podem levar à uma rápida promoção a equipe principal, no lugar de Webber. A equipe tem como meta melhorar o 8º lugar do ano passado e tem como rivais diretas a Williams, Sauber e segundo o próprio diretor da equipe, a Caterham. Potencial a equipe tem, vamos ver se consegue bater esse bolo todo!

O STR7 sendo descoberto. Detalhe para o degrau mais sutil no bico

Por último nas apresentações dessa semana veio a Williams. Dá pena ver a Williams assim, equipe grande acostumada a grandes festas, carros abarrotados de patrocínios quase que mendigando para correr. No Blog do Capelli tem uma ótima comparação da equipe de Groove com a extinta Tyrrel, mas espero muito que isso mude. Quanto ao FW34, o carro é simples, com um degrau bem acentuado (lembrando o da Ferrari) e mais nada. Partes retas na traseira também chamam atenção, mas no geral, é um carro bem conservador. A grande mudança mesmo está no seu coração, agora um Renault, numa tentativa de reeditar a parceria de sucesso dos anos 90. Grane parte do staff técnico também mudou, saiu o Patrick Head, um dos grandes manda-chuvas do time, Sam Michael também caiu fora e veio o Mike Coughlan, aquele engenheiro espião da época da Mclaren.

O FW34 praticamente todo azul com o grande número na lateral

Agora, a dupla de pilotos é fraca e só esta aonde está por causa do dinheiro. Maldonado e Bruno Senna são rápidos, mas inconstantes e gostam de umas batidinhas no carro. Do jeito que tá sem grana, o time do velho Frank devia botar na ponta do lápis pra saber se o dinheiro a mais que os dois trazem não vai servir mesmo é pra concertar o carro. Brincadeiras a parte, Bruno tem nessa temporada sua última chance de provar que é bom e que consegue seguir na F1. Ta na marca do penalty. E Maldonado  só não está nessa porque trás muito dinheiro e sem a sua grana a equipe fecha. Triste esse desfecho da Williams, que vai brigar para marcar pontos esse ano, mais do que os míseros 5 do ano passado.

E hoje os testes continuaram lá em Jerez de la Frontera na Espanha, com muito frio por sinal. E hoje foi outro campeão mundial liderando. Schumacher cravou 1:18:561 na parte da manha ainda e ficou com esse tempo até o final. Como ontem, os tempos não são lá muito importantes, ainda mais o do Schumi, que usou o carro do ano passado. As equipes estavam mais focadas em testar a confiabilidade dos carros, e os pilotos deram muitas voltas. Destaque para o Kovalainen que deu incríveis 139 voltas com a sua Caterham, mais do que dois GPs inteiros. Mas para eu não dizer que não botei os tempos, ai vai:

1 – Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – 1m18s561 (132 voltas)
2 – Mark Webber (AUS/RBR-Renault) – 1m19s184 (97)
3 – Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) – 1m19s587 (100)
4 – Jules Bianchi (FRA/Force India-Mercedes) – 1m20s221 (46)
5 – Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – 1m20s239 (117)
6 – Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – 1m20s272 (69)
7 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1m20s454 (95)
8 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – 1m20s688 (85)
9 – Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – 1m20s711 (68)
10 – Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – 1m21s197 (97)
11 – Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – 1m21s518 (139)
12 – Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – 1m22s128 (64)

Schumacher no treino de hoje, O alemão levou o carro do ano passou ao topo dos tempos hoje.

Amanha trocam os pilotos, vem à pista Hamilton, Vettel e Alonso, mas todos ainda aprendendo sobre o carro e os pneus. Só mais uma antes de terminar, parece que Felipe Massa já andou dizendo que a Ferrari vai ter muito trabalho esse ano, que todo carro muito diferente exige muito trabalho. Será que o tal carro super ousado da Ferrari vai ser na verdade uma super furada? Isso nós só vamos ver mesmo em Melbourne. Boa noite para todos…

Sobre Pedro Horta

Engenheiro Mecânico que dá pitacos sobre F1, mas tb apaixonado por esportes, principalmente futebol, e uma boa cerveja!
Esta entrada foi publicada em Carros 2012 com as etiquetas , , , , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Toro Rosso STR7, Williams FW34 e os testes de quarta!

  1. Alain diz:

    Fala aí cara. Estou vindo aqui para ler pela primeira vez seu Blog. Muito bom, gostei, vou acompanhar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s